domingo, 9 de maio de 2010

Não afogue o Ganso!


Temos no Brasil hoje o time que joga o futebol mais bonito do mundo, isso pra mim é claro, e digo isso porque não vemos no Barcelona ou no Real Madrid o atrevimento que esses moleques do Santos têm. O drible, a malícia, o passe de calcanhar desconcertante de Ganso. Pois é, Paulo Henrique Ganso. Há quanto tempo no futebol brasileiro não tínhamos um garoto de 19 anos capaz de comandar a equipe numa final de campeonato? O Ganso bate no peito e diz: “Daqui eu não saiu, eu quero ficar!”. O cara antecede sempre as jogadas, os passes dele são pensados no segundo antes de receber a bola, isso tudo fica claro na postura que ele toma em campo. Ganso não gosta de cair pelos lados, ele é aquele meia clássico que joga olhando pra frente, procurando o melhor passe pro companheiro finalizar.




Kaká é craque pela suas arrancadas fora de série. Ronaldinho Gaúcho era um ponta no Barcelona, malabarista e de lances geniais. Ganso é inteligente, é pensante e tem personalidade. É difícil dizer que o garoto está pronto para seleção e é aí que entra a grande pergunta, que deve ser respondida terça-feira. Pois bem, analisemos os fatos. Temos no meio pra armar o time do Brasil de fato, somente o Kaká, que não vive lá suas melhores fases. Seu reserva imediato é o grosso Júlio Baptista que vive no banco da Roma, mas na seleção consegue agradar o Dunga sempre que entra. O Paulo Henrique Ganso é quinhentas vezes melhor que o Júlio Baptista, mas o “brutamonte” tem a raça necessária e o empenho que Dunga tanto quer.

Dunga é metódico, é simplório, é cheio de regras e é lógico. Mas, também é brasileiro, e brasileiro que é brasileiro gosta do futebol de Ganso e, hoje em dia no mundo não se tem um meia capaz de guiar sua equipe ao caminho do gol como ele. Nas duas finais contra o Santo André ele comandou o time como se fosse aquele soldado quase que desossado em pleno campo de batalha, mas, com a melhor arma entre os demais. Ganso tem a arma necessária para ser levado a Copa de 2010 mesmo até se Kaká estivesse 100%. O Baptista é o monstro que o atormenta toda a noite.


E ninguém quer que, enquanto o soldado Ganso estiver em batalha nos mares praianos de Santos, apareça o monstro "brutamonte" e o afogue. Deixem o garoto respirar, ele merece e, atualmente, mas até que o próprio Neymar. O futebol bonito deve ter espaço também na seleção.

Um comentário:

  1. Ganso é gênio.
    Kaká NÃO SABE armar time. Sabe correr.
    Ganso é 102 vezes melhor que Kaká.
    Júlio Batista nem entra nessa conversa.

    ResponderExcluir